Filig, de Garanhuns, conquista reconhecimento da Secretaria Especial de Cultura

Festival Internacional de Literatura Infantil é realizado no mês de outubro.

Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns conquista reconhecimento Filig/Divulgação O Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns, projeto do estado de Pernambuco, ganhou reconhecimento nacional da Secretaria Especial de Cultura.

A pasta, vinculada ao Ministério da Cidadania, ressaltou a importância do Filig como agente incentivador de conhecimento, por meio da leitura, no Agreste de Pernambuco. O festival integra a programação anual de Garanhuns.

Em 2019, ele chegou à quinta edição contabilizando a participação de mais de 4,8 mil pessoas, entre crianças e adultos.

O Filig é sempre realizado no mês de outubro, mas acontece durante o ano com a proposta de manter viva a importância da leitura.

Nos meses que antecedem o festival, o projeto realiza ações gratuitas na cidade e áreas vizinhas.

Essas ações são seminários temáticos para professores, universitários, bibliotecários e contadores de histórias. São feitas também caravanas em comunidades rurais e quilombolas com atividades literárias e culturais; e doação de livros relacionados ao tema da edição para instituições de ensino da rede pública.

Na programação, estão oficinas formativas para crianças e professores, conversa com autores, exposições, apresentações de espetáculos e musicais, sessões de leitura aberta, entre outras.

Categoria:PE - Caruaru e Região